❗Jocas são seres vivos, não bagagens❗
Não foi um simples extravio de bagagem de São Paulo para o Ceará: Joca era um cão Golden Retriever de 5 anos, manso, que simplesmente não suportou as 8 horas de viagem/ tortura ao invés de duas – no porão bagageiro da Gol, escuro, gélido, sob o ronco atordoante dos motores do avião. O coraçãozinho dele não suportou. Morreu após passar horas de pavor, de sede e frio.
A Gol lamentou – como sempre- o ocorrido. Mas não basta.
O presidente Lula manifestou um protesto e cobrou da Gol e investigação pela ANAC.
Mas isso também não basta.
Para a BastAdotar, o que tem de ser feito, além da investigação e punição de todos os envolvidos da Gol, desde os que ordenaram o desvio “da carga” até os que se negaram a dar-lhe água sob o sol quente entre os dois longos percursos, é uma regularização das leis que regem este tipo de transporte de animais não-humanos. Eles têm de ter direito a ir na cabine, como passageiros, sem distinção entre cães-guia, acompanhantes, raça ou tamanho, mesmo que seja estabelecida alguma divisória; as empresas precisam ter veterinários de plantão para exame desses passageiros. No caso de algum erro de percurso, algum atraso na viagem, os animais deveriam ir para um hotel de cães ou clínica veterinária. Precisam da mesma atenção dispensada aos seres humanos.
A BastAdotar lamenta profundamente a morte tão triste de Joca nessas horríveis condições, e se solidariza com o seu tutor, João Fantazzini, que o amava tanto e devia a ele, inclusive, a sanidade mental em tempos de pandemia.
Fique em paz, Joca.
Força e serenidade, João.
#justiçaporjoca #animaisnaosaobagagens #transporteaéreoparaanimais #animaisnaosaocoisas #joca #luto #bastadotar #respeitoaosanimais